BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

BLOG POORQUEE

Por que as orcas são chamadas de baleias assassinas?

A maioria de nós já assistiu aquele famoso filme americano da Warner Bros, Free Willy. E apesar do filme emocionante e encantador a maioria das pessoas se perguntam: Por que as orcas são chamadas de baleias assassinas?


Personagens de destaque nos grandes parques aquáticos do mundo, as orcas sustentam o assustador apelido de baleia assassina. Mas, segundo a explicação do biólogo Guilherme Domenichelli, do Zoológico de São Paulo, essa alcunha é injusta.

"Isso vem do fato da orca ser uma grande caçadora. Elas atuam em grupo e com muita eficiência", explica o biólogo. Domenichelli destaca ainda outros comportamentos da orca que fizeram com que ganhasse o apelido.

Segundo ele, é comum a mãe orca abater sua presa sem matá-la instantâneamente. Assim, é possível que ela leve algumas presas ainda vivas para os filhotes. "Isso serve para o animal mais jovem aprender a caçar."

Outro hábito da orca que pode ter sido interpretado como sadismo, é o fato dela arremessar sua presa já morta para o alto, além de golpeá-la com a cauda. É o caso dos leões-marinhos que são mortos por orcas.

Nesse caso, a violência da orca serve apenas para soltar bem o couro da carne. Assim, fica mais fácil para ela comer apenas a carne de sua presa.

Fonte: Terra

One Response so far.